segunda-feira, 1 de abril de 2013

Etapa 1 (passo 4): A História da Matemática


Nem sempre os números estiveram presentes na vida do homem. Foram os nossos antepassados que começaram a criar símbolos de quantidades à medida que iam sentindo necessidades. No ano 3000 a.C. os povos egípcios e da babilônia já utilizavam sistemas de numeração e até ensinavam a calcular. Depois de um longo processo de desenvolvimento, as ciências da matemática passou a fazer parte do cotidiano de todos nós.
Os textos matemáticos mais antigos são:  Plimpton 322 - matemática babilônica,  Papiro Matemático de Rhind - matemática egípcia e o Papiro matemático de Moscou - matemática egípcia. Todos baseados no Teorema de Pitágoras um dos mais difundidos depois da aritmética e da geometria.
O Estudo da matemática começa no século VI pelos pitagóricos, que usavam o termo "matemática" que vinha do grego antigo Mathema, que significava tema do esclarecimento.
No início a primeira coisa que o homem faz para a sua sobrevivência é a agricultura, depois o homem faz a domesticação dos animais por questões de sobrevivência, pois estes são criados para o abate. À partir daí surge o sistema de numeração, pois o homem precisa controlar o número de animais abatidos e o número de animais vivos. Por exemplo: se pegarmos um conjunto de ovelhas e um conjunto de pedras, e para cada ovelha abatida, esta será representada por uma pedra, então no final teremos o que hoje chamamos de correspondência Bionívoca.
O sistema de numeração e a sua representação do número chama-se numeral. O sistema decimal é constituído de 10 símbolos diferentes, por isso recebe este nome. Os árabes inventaram uma forma de combinar os números. Os algarismos tem origem arábica, pois quem inventou, foi um homem chamado Al Karism, e ele explica porque cada número é esse determinado número, pois segue um sistema de angulação. Por exemplo: o número um, possui apenas um ângulo, o dois 2 ângulos e assim sucessivamente, como podemos observar no desenho abaixo:
E assim segue a matemática até os dias atuais, sendo imprescindível até nas coisas mais banais, pois precisamos calcular o tempo todo em nosso dia a dia, até para realizar um simples bordado é necessário calcular o número de blocos do tecido a ser utilizado, para que o tema fique centralizado e caiba na trama do tecido.
- disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_matem%C3%A1tica > acessado em 12-03-2013 às 14:00.
- disponível em < http://www.recreio.com.br/blogs/curiosidades/2012/09/10/como-surgiu-a-matematica/ > acessado em 14-03-2013 às 23:40.
Para os que gostam de assistir documentários, deixamos as dicas abaixo deste documentário moderno sobre a História da Matemática, transmitido pela rede BBC, vale à pena conferir.  
Disponíveis em:



5 comentários:

  1. Muito interessante! A história da matemática é muito gostosa de se aprender mesmo, da oportunidade a pensar de maneiras diferentes, abre muitas portas para tipos de raciocínios que nem imaginávamos existir. ^^

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. simples, direto e muito eficiente literalmente uma aula sobre a historia da matematica!

    ResponderExcluir
  4. Isto que deveria explicar no começo para as crianças de hoje como começou, como surgiu, assim fica mais gostoso de saber e aprender a matemática.

    ResponderExcluir