Alguns autores
afirmam que, graças ao cálculo mental, os alunos se familiarizam com os números
e podem explorar rapidamente diferentes caminhos de resolução dos problemas,
encorajando-os a não recorrer imediatamente a certos algoritmos confiáveis, mas
que necessitam de maior tempo para resolução.
A prática do cálculo mental, apesar de não ser muito estimulada pelas
escolas brasileiras, pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a
concentração. Além disso, o trabalho sistemático envolvendo o cálculo mental
possibilita a memorização de um repertório básico de cálculo.
O cálculo mental
também contribui para um maior domínio do cálculo escrito na medida em que o
agiliza, além de permitir ao aluno perceber algumas propriedades e
regularidades das operações.
O fato é que, ao
realizar o cálculo mental, o aluno se vê na posição de assimilar o conceito de
número, pois sem a construção do conceito no seu cognitivo, é impossível que
ele possa atingir o nível necessário de abstração para a realização deste
cálculo, nessa perspectiva o cálculo mental traz consigo a função
importantíssima de reforço na construção e no domínio do conceito de número,
pelo educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário