domingo, 17 de março de 2013

Etapa 1 (passo 3): As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número



     Quando falamos dessas intervenções uma das primeiras atitudes que um professor deve ter é o respeito com o seu aluno, acreditando na capacidade de cada um e respeitando seus limites, pois uma criança quando chega na escola já traz a sua própria história e isto deve ser levado em consideração, pois ela já possui conhecimentos adquiridos. 
      Para que uma criança construa o conceito de números o professor deve ser o mediador, incentivando a construção do conhecimento lógico-matemático, para isso o professor deve oferecer várias atividades, que façam sentido para o aluno, despertando nele o interesse pelos estudos, para isso deve utilizar material concreto como palitos, material dourado, bolas, pois assim a criança pode visualizar e tocar, tornando o ensino concreto.
     Um dos dois maiores erros que um professor pode cometer em sala de aula são: pedir que seu aluno copie incessantemente a mesma operação, sem sentido algum, um verdadeiro massacre com a sua inteligência, que por sua vez, copia mecanicamente sem pensar no que está fazendo e para quê está fazendo aquilo e o outro erro é avaliar apenas o quesito certo e errado, esquecendo do resultado aproximado e de que o aluno está buscando melhorar.
     Enfim, para que esta criança desenvolva a sua autonomia e seja capaz de pensar e analisar esse processo, o professor não poderá esquecer que ele detêm a responsabilidade de construir esse conhecimento, fazendo com que seu aluno não somente aprenda, mas que internalize esse conhecimento.