Tipos de
ábacos
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Ábaco
Mesopotâmico: construído numa pedra lisa com areia, onde
as letras eram desenhadas e as bolas de pedra ajudavam no cálculo.
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Ábaco
Chinês: também conhecido como suanpan, possui 20 cm de altura e tem várias larguras, possui mais
de sete hastes, com duas bolas na parte superior e cinco bolas na parte
inferior, diferente dos outros ábacos ele serve para realizar outras funções
como multiplicar, dividir, raiz quadrada e raiz cúbica e não somente para
adicionar e subtrair.
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Ábaco Japonês: também
conhecido como soroban, é uma versão modificada do suanpan chinês.
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Ábaco Russo: tem
apenas um lado comprido com 10 bolas em cada fio, exceto um com quatro bolas
utilizado para frações. Foi utilizado na União Soviética até os anos 90,
depois foi substituído pela calculadora e atualmente é considerado um objeto
arcaico.
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Ábaco Escolar: no
Brasil, este tipo de ábaco é muito comum. É utilizado pelos professores de
Educação Infantil e Ensino Fundamental, para ajudar os alunos no processo de
contagem dos números, bem como iniciar o processo de adicionar e subtrair.
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sábado, 6 de abril de 2013
Etapa 2 (passo 1): Diferentes tipos de Ábacos
Etapa 2 (passo 1): Ábaco - Surgimento e uso em sala de Aula
Primeiramente, começaremos pela seguinte questão: o que é um ábaco? Pois muitas pessoas não sabem o que é este objeto e muito menos para que ele serve. Então vamos lá, o ábaco é um instrumento antigo utilizado para calcular, existem vários tipos de ábacos, mas no geral é formado por uma moldura de com bastões ou arames dispostos nos sentidos vertical que correspondem as posições digitais ( unidade, dezena, centena, milhar, ...) e nos quais possui os elementos de contagem, geralmente bolas.
Surgiu na mesopotâmia há mais de 5.500 anos, mas existem relatos de que os babilônios já utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C, o que realmente importa é que ele surgiu para o desenvolvimento do sistema de contagem.
É considerado uma continuação das contagens nos dedos, em sala de aula serve para ajudar a criança no processo de aprender a somar e subtrair.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Etapa 1 (passo 4): A História da Matemática
Nem sempre os números estiveram presentes na vida do homem. Foram os nossos antepassados que começaram a criar símbolos de quantidades à medida que iam sentindo necessidades. No ano 3000 a.C. os povos egípcios e da babilônia já utilizavam sistemas de numeração e até ensinavam a calcular. Depois de um longo processo de desenvolvimento, as ciências da matemática passou a fazer parte do cotidiano de todos nós.
Os textos matemáticos mais antigos são: Plimpton 322 - matemática babilônica, Papiro Matemático de Rhind - matemática egípcia e o Papiro matemático de Moscou - matemática egípcia. Todos baseados no Teorema de Pitágoras um dos mais difundidos depois da aritmética e da geometria.
O Estudo da matemática começa no século VI pelos pitagóricos, que usavam o termo "matemática" que vinha do grego antigo Mathema, que significava tema do esclarecimento.
No início a primeira coisa que o homem faz para a sua sobrevivência é a agricultura, depois o homem faz a domesticação dos animais por questões de sobrevivência, pois estes são criados para o abate. À partir daí surge o sistema de numeração, pois o homem precisa controlar o número de animais abatidos e o número de animais vivos. Por exemplo: se pegarmos um conjunto de ovelhas e um conjunto de pedras, e para cada ovelha abatida, esta será representada por uma pedra, então no final teremos o que hoje chamamos de correspondência Bionívoca.
O sistema de numeração e a sua representação do número chama-se numeral. O sistema decimal é constituído de 10 símbolos diferentes, por isso recebe este nome. Os árabes inventaram uma forma de combinar os números. Os algarismos tem origem arábica, pois quem inventou, foi um homem chamado Al Karism, e ele explica porque cada número é esse determinado número, pois segue um sistema de angulação. Por exemplo: o número um, possui apenas um ângulo, o dois 2 ângulos e assim sucessivamente, como podemos observar no desenho abaixo:
E assim segue a matemática até os dias atuais, sendo imprescindível até nas coisas mais banais, pois precisamos calcular o tempo todo em nosso dia a dia, até para realizar um simples bordado é necessário calcular o número de blocos do tecido a ser utilizado, para que o tema fique centralizado e caiba na trama do tecido.
- disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_matem%C3%A1tica > acessado em 12-03-2013 às 14:00.
- disponível em < http://www.recreio.com.br/blogs/curiosidades/2012/09/10/como-surgiu-a-matematica/ > acessado em 14-03-2013 às 23:40.
Para os que gostam de assistir documentários, deixamos as dicas abaixo deste documentário moderno sobre a História da Matemática, transmitido pela rede BBC, vale à pena conferir.
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