sexta-feira, 17 de maio de 2013

Etapa 3 (passos 2 e 3): Atividade Proposta para crianças de 5 anos do Jd. da Infância


  • A Primeira atividade proposta as crianças devem contar os dedos das mãos de 1 a 10 e logo depois devem completar a folha.


  • As crianças devem contar quantas casas faltam para completar a amarelinha. Logo após devem preencher a folha de exercícios que levam os personagens ao centro da amarelinha.



  • Por ultimo as crianças devem classificar os diferentes tipos de meios de transporte e à seguir completar o exercício da folha dizendo quantos carros há no desenho.

Etapa 3 (passo 1): Algumas situações do cotidianpo em que são utilizados as operações matemáticas


  1. Quantos copos de água devemos tomar por dia, neste caso, no mínimo 8.
  2. Contar quantos livros já leu.
  3. Contar o número de mantimentos que está faltando na despensa, antes de sair às compras.
  4. Contar quantas horas dormimos por semana.
  5. Contar quantos dedos tem as mãos.
  6. Contar o número de bifes que vamos preparar de mistura.
  7. Contar quantas pessoas vamos convidar para uma festa.
  8. Fazer uma lista de compras.
  9. Quanto tempo vai demorar para assar um bolo.
  10. Quantos minutos eu gasto no banho.
  11. Quantas vezes acessamos a internet por dia.
  12. Checar o número de e-mails respondidos.
  13. Dividir o lanche com o amigo.
  14. Pagar a passagem de trem.
  15. Comprar pão.
  16. Contar quantos alunos irão ao passeio.
  17. Contar as folhas do talão de cheque que faltam para acabar.
  18. Conferir o salário.
  19. Conferir quantos quilos faltam perder para chegar no peso ideal.
  20. Conferir o troco em uma loja, ao comprarmos alguma coisa.

Etapa 2 (passo 4): Algumas perguntas desafiadoras para crianças de 5 anos do Jd. II de uma escola de Educação Infantil

  1. Em uma caixa há 3 lápis de escrever, se eu acrescentar mais 2 quantos lápis terei ? (5)
  2. Beto preparou 2 copos de suco de laranja, bebeu 1 copo, quantos copos sobraram ? (1 )
  3. Juquinha tinha 3 bonés e ganhou mais 3 de aniversário. Com quantos bonés Juquinha ficou ? (6)
  4. Maria tinha 4 bonecas, emprestou 1 para a sua amiga. Quantas bonecas sobraram para a Maria ? (3)
  5. Em um mercado haviam 10 caixas de leite, chegaram mais 5 caixas. Quantas caixas haviam no total ? (15)



Etapa 2 (passo 3): Atividades que utilizam o ábaco

Atividades que permitem que o aluno aprenda a separar os números em unidades, dezenas e centenas e depois colocar na folha de exercícios. Além do Ábaco, também pode ser utilizado o material dourado. Os exercícios abaixo foram desenvolvidos no Jd. II - turma com crianças de 5 anos.

Neste exercício abaixo as crianças tinham que contar as cenouras e os coelhos utilizando o Ábaco colorido, sendo as rodelinhas amarelas as cenouras e as azuis os coelhos.


Nesta outra atividade as crianças deveriam desembaralhar os números e preencher a folha de exercícios.



Neste aqui as crianças deveriam completar as unidades que completavam as dezenas e depois escrever o número que formou.





Neste último exercício as crianças utilizaram o material dourado para contar.